A prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria de Saúde, está realizando no município a campanha Janeiro Roxo que tem como principal missão, alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção contra a hanseníase, uma das doenças infecto-contagiosas mais antigas do mundo.
De acordo com a secretaria de saúde, Rosa Bortolin Rodrigues, o tratamento é feito com medicamentos orais e produtos que ajudam a diminuir a inflamação e promovam a cicatrização da lesão. Ainda segundo Rosa Bortolin, a hanseníase tem cura que é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico, que pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde de Bandeirantes.
Se você notar o aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente se essas manchas apresentarem alteração de sensibilidade procure o serviço de saúde mais próximo o quanto antes. O diagnóstico precoce da hanseníase possibilita que o paciente seja curado sem desenvolver qualquer sequela.
“É muito importante buscar orientação assim que você perceber alterações na pele. Nossa equipe está preparada para oferecer o atendimento adequado e é claro, o tratamento necessário a cada caso”, enfatizou Thaís Neves de Carvalho que é Coordenadora de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica do município.
Fonte: Prefeitura Municipal