No última quinta-feira (21), os membros do Cointa se reuniram na sede do Sebrae em Coxim, para discutirem temas importantes para as receitas dos municípios: as arrecadações próprias, rateio do ICMS e ICMS Ecológico, a incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza(ISSQN), a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITB) na integralização de bens e a Taxa de Resíduos Sólidos. Para tanto foram convidados Vanderlei Bispo (especialista na área fiscal), Diego Lanza (Engenheiro Ambiental) e Airton Falchembak (Consultor Tributário).
Segundo o prefeito Mario Kruger, de Rio Verde de Mato Grosso, que preside o Consórcio, afirmou que após o ciclo de palestras organizado para discutir a otimização das receitas municipais, esse tipo de ação será realizado no mínimo uma vez por mês daqui para frente. A ideia é reunir profissionais com expertise nas mais diversas áreas para discutir as demandas das prefeituras que compõe o consórcio, levando a cada encontro os servidores da respectiva área.
Participaram do encontro os Prefeitos: Rogério Rosalin (Figueirão), Enelton Ramos (Sonora), Willian Fontoura (Pedro Gomes), Dalmy Crisostemos (Alcinópolis), Aloisio São José (Coxim), Alvaro (Bandeirantes), Delano Huber (Camapuã) e Jefferson Tomassoni (São Gabriel do Oeste).
” Foi de suma importância para nós, onde ficou muito bem claro para nós de Figueirão as percas significativas que temos em nossas receitas devido a metodologia que atualmente é aplicada pela legislação vigente no rateio do ICMS. E com esse conhecimento adquirido, iremos em busca para mudar essa metodologia juntos aos nossos representantes Estaduais.” acrescentou o prefeito Rogério Rosalin em sua rede social.