Durante a semana, o prefeito Rogério Rosalin juntamente com o vice-prefeito Fernando Martins, os vereadores e a equipe técnica estiveram na capital federal Brasília. Neste evento foram pautadas diversas reivindicações dos prefeitos, vereadores e secretários municipais em defesa dos municípios. A XXII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, foram mais de 8 mil participantes entre prefeitos, vice prefeitos, vereadores e secretários municipais, evento de suma importância para que nos prefeitos possa defender o melhor para nossa população, o tema principal das discussões foi menos Brasília e mais Brasil pois hoje a maior fatia da arrecadação dos impostos ficam em Brasília (Governo Federal).
A 22ª Marcha dos prefeitos pelos municípios, destaca a importância do Encontro de Contas para os Municípios e foi reforçada por parlamentares de diversos partidos e Estados, que apontaram que a medida representa uma questão de justiça fiscal entre os Entes. Representantes da CNM e de entidades municipalistas acompanharam a sessão no Congresso e se mantiveram mobilizados para sensibilizar deputados e senadores acerca da necessidade de derrubar o veto – medida que representa uma luta histórica dos Municípios. Fruto dessa forte articulação, o Veto 30/2017.
Aproveitando a oportunidade o prefeito Rogério Rosalin, solicitou a bancada federal do MS uma emenda coletiva para conclusão do abatedouro municipal que será um grande divisor de águas para o nosso município. “Hoje, temos garantidos R$1 milhão em conta, mas temos que ter a responsabilidade de que precisamos concluir a obra dentro de nosso mandato, ainda falta R$2,7 milhões para que possamos concluir a obra em sua totalidade e também colocar em operação.”
A XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi encerrada nesta quinta-feira, 11 de abril, se consolidando como a maior mobilização realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Mais de nove mil gestores municipais de todo o Brasil se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e mostraram a força do movimento municipalista, que resultou em 22 conquistas e avanços aos Entes locais junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em um momento de grande alternância política, insegurança econômica e com o propósito de marcar os 100 dias dos novos governos e das casas legislativas (no âmbito da União e dos Estados), um conjunto de reivindicações foi trazido a público para a reformulação do pacto federativo. Estiveram presentes à Marcha o presidente da República, Jair Bolsonaro, 14 ministros, 154 deputados e 18 senadores. O evento destacou a força e a união do movimento municipalista, conectado por diferentes canais de interação disponibilizados pela CNM.
Fonte: Assecom/PMF