Na tarde de sexta-feira(31), Figueirão comemorou a entrega da Obra de Implantação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.
Interiorizar o saneamento básico tem sido o grande desafio do Governo de Mato Grosso do Sul, que vem realizando obras para implantação de sistemas de esgoto em vários municípios.
Figueirão recebeu importantes obras de saneamento básico nos últimos quatro anos. O município conta agora com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que tem capacidade de tratar 10 litros por segundo. Além disso, foram executadas na cidade 2.550 metros de rede coletora, 89 novas ligações domiciliares, uma estação elevatória de esgoto, entre outras obras, totalizando mais de um milhão e meio de reais (R$ 1,5 milhão).
Esse recurso é proveniente do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Governo do Estado, por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).
As obras estão concluídas e a ETE tem previsão de iniciar a sua operação no mês de junho. O próximo passo é a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário com mais rede de coleta e ligações para que o esgoto seja tratado devidamente na estação. Esses projetos estão garantidos, pois recentemente a Prefeitura e a Câmara de Vereadores renovaram a concessão com a empresa por mais 30 anos.
ETEs
A Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
O tratamento do esgoto doméstico é muito importante para a preservação do meio ambiente, pois o esgoto contamina os rios, lagos, represas e mares, causando doenças como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.
Fonte: Assecom/PMF