Diferente de outras cidades, Campo Grande não tem vagas destinadas para gestantes

304
Projeto Campanha Caçambas de Entulhos

Os grupos de mães nas redes sociais foram bombardeados, na última semana, com a informação de que as gestantes podem solicitar junto ao órgão de trânsito de sua cidade a Credencial de Estacionamento. O documento dá o direito de estacionar em vagas preferencias, a partir da 20ª semana de gestação, tal qual pessoas idosas ou com deficiência.

Com o relato de uma mãe, que teria adquirido o documento em Joinville (SC), surgiram inúmeras dúvidas de como conseguir o benefício. O Jornal Midiamax entrou em contato com o Dentran-MS e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para saber se o decreto vale também em Campo Grande.

Por se tratar de uma lei municipal, apenas algumas cidades do Brasil tem o benefício. Em Campo Grande, as gestantes ainda não tem o direito, conforme explicado pela Agetran.

De acordo com o órgão, “no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só existe previsão legal para a destinação de vagas para idosos (Resolução n. 303 – Contran) e para pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção (Resolução n. 304 – Contran).”

O documento que circula nas redes sociais foi emitido em Joinville, um dos municípios que já possui o decreto. Além da cidade catarinense, Salvador (BA), São Paulo (SP), Recife (PE), Mogi das Cruzes (SP), Rio Branco (AC) e Maranhão também disponibilizam o benefício para as futuras mamães.

Vale lembrar que o uso de vaga exclusiva para pessoas com deficiência sem apresentação da credencial é infração gravíssima (multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Motorista), conforme o Código Brasileiro de Trânsito, Art. 181, XVII.

 

 

 

 

fonte: midiamax

Redondus