O boletim divulgado na tarde desta terça-feira (24), pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que Camapuã segue sem casos de Coronavírus (Covid-19), nem suspeitos, muito menos confirmados. Já no Mato Grosso do Sul o número aumentou de ontem para hoje. São 24 no momento, sendo 22 em Campo Grande, um em Ponta Porã e um em Sidrolândia.
Há uma semana o Estado despertou para a situação e os municípios tomaram várias medidas para evitar a circulação de pessoas e, consequentemente, o contágio da doença a muitas pessoas ao mesmo tempo, evitando assim o colapso do sistema público de saúde, que não tem estrutura para atender uma grande demanda em qualquer cidade brasileira.
A secretária municipal de Saúde de Camapuã, Márcia Sueli, comemorou, mas enfatizou que não é motivo para sairmos da quarentena. “As autoridades sanitárias de qualquer lugar do país defendem que temos de ficar em casa, principalmente essa semana. Se continuarmos fazendo a lição de casa vamos evitar o pior”, comentou.
Além de circular o mínimo possível é importante manter a higiene, seja da casa, do seu local de trabalho e, claro, a pessoal. Lave as mãos várias vezes ao dia. É comprovado que água e sabão resolvem. Então, caso você não tenha o álcool 70,0° higienize as mãos com método tradicional mesmo.
A Prefeitura de Camapuã tem feito sua parte tomando várias medidas, como o fechamento da maioria do comércio e toque de recolher nas ruas das 20:00hs as 05:00hs. Impediu também o trabalho de moto-taxistas e taxistas assim como fechou a rodoviária da cidade. O prefeito Delano Huber (PSDB) pede que a população continue fazendo sua parte enquanto o decreto estiver em vigor para evitar que essa doença chegue à Camapuã.
Da Redação