Morte de caminhoneiro e de idosa elevam para 9 o número de vítimas da covid-19 em MS

319
Secretário de Estado de Saúde Geraldo Rezende durante divulgação do boletim epidemiológico deste sábado (18).
Banner Câmara de Camapuã

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou na manhã desta segunda-feira (27) duas novas mortes em razão da covid-19. Com isso o número de vítimas da doença no estado subiu de 7 – que haviam sido registradas até domingo (26) – para 9. Já a quantidade de casos confirmados chegou a 238 e de casos suspeitos permaneceu em 18.

Uma das mortes havia sido confirmada no início do dia pela secretaria municipal de saúde de Paraneíba. A vítima é uma idosa de 76 anos, que estava internada na Santa Casa do município. Ela tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e era ex tabagista.

A idosa foi internada com sintomas da doença no dia 9 de abril e no dia 11 teve o caso confirmado para covid-19. Permanecia internada e com o agravamento do seu quadro de saúde foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na sexta-feira passada (24). Por volta das 2h desta segunda-feira, não resistiu e morreu.

A segunda morte, conforme explicou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, é de um caminhoneiro de 56 anos, morador de Dourados. Ele estava trabalhando. Passou pelo Pará e depois pelo Tocantins, onde procurou, conforme o gestor público, tardiamente uma unidade de saúde. Acabou não resistindo e morreu. O óbito, apesar de ter ocorrido em outro estado, vai ser computado na estatística de Mato Grosso do Sul.

Resende manifestou preocupação com o crescimento do número de mortes e de casos da doença no estado. Lembrou que apesar das oito mortes e dos 238 casos, Mato Grosso do Sul ainda tem uma situação de menor gravidade diante do quadro de outros estados e apontou que isso é reflexo das medidas de isolamento social, que foram adotadas antecipadamente.

Casos novos

Dos quatro casos novos confirmados nesta segunda-feira pela SES, dois são em Três Lagoas. O de duas mulheres, com 33 e 35 anos, que se infectaram ao ter contato com pessoas doentes. Elas estão em isolamento domiciliar.

Também foi registrado um caso novo em Campo Grande. O de um homem de 32 anos, que está em isolamento. O quarto registro é o do caminhoneiro de Dourados, que morreu no Tocantins.

Com os registros desta segunda-feira, Campo Grande tem 126 casos confirmados, Três Lagoas 31, Dourados, 12, Nova Andradina e Sonora 11, Chapadão do Sul 9, Batayporã 6, Corumbá 4, Ladário 3, Paranaíba, Mundo Novo e Bataguassu 2 e Alcinópolis, Coxim, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria e Sidrolândia, 1 cada.

Das 238 pessoas que contraíram a covid-19 no estado, 124 já estão recuperadas. Outras 91 estão em isolamento domiciliar, 14 estão internadas, sendo 6 em leitos públicos (1 em UTI) e 8 em leitos privados (3 em UTIs). Nove pessoas morreram.

Fonte: G1MS

Redondus