No esquenta da campanha para as eleições de 2020, o Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul) começa a sair às ruas para conversar com os eleitores. Na semana passada, as equipes estiveram em Costa Rica, cidade com quase 20 mil habitantes.
No município, o levantamento mostra força do atual prefeito, Waldeli dos Santos Rosa (MDB), que está prestes a conclui o segundo mandato, mas deve eleger o sucessor, conforme apontam os números.
Uma das perguntas mediu a influência do prefeito neste processo eleitoral. Ao questionar a opinião das pessoas sobre qual dentre as lideranças políticas o eleitor considerava mais importante na escolha do candidato a prefeito, 67,63% indicaram Waldeli.
Em segundo nesse quesito, aparece o vice-prefeito Roberto Rodrigues, apontado por 8,11% da população como nome que influencia nas decisões, seguido pelo governador Reinaldo Azambuja com 7,24%. O ex-prefeito, Jesus Baird, ficou com apenas 4,15% das preferências. Outros 12,18% não quiseram ou souberam responder.
O candidato que representa a continuidade dos projetos hoje em Costa Rica é Emerson Leandro Bortolazzi, conhecido como Doutor Leandro. Fundador do Laboratório São Camilo, há 16 anos ele investe em análises clínicas na cidade e hoje é proprietário da Clínica de Medicina Ocupacional São Camilo.
O Ipems também pesquisou a intenção de votos para prefeito em Costa Rica, e Leandro Bortolazzi atingiu 75,41% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada, contra 24,59% de outro pré-candidato no município, o delegado Cleverson Alves.
A pesquisa registrada sob o nº MS 01610/2020 foi realizada em Costa Rica, entre os dias 21 e 22 de abril de 2020, com 250 entrevistas e margem de erro de 6,20% para mais ou para menos.
Fonte: Campo Grande News