Preso em MS terá direito a uma visita virtual de 10 minutos por mês

143
Banner Câmara de Camapuã

O governo estadual definiu as regras para as visitas virtuais dos presos com seus familiares, nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. Elas vão ocorrer por videochamadas e videoconferência, disponíveis apenas para os detentos que estejam com suas carteiras (visitantes) dentro do prazo.

Entre as regras está a interrupção da chamada de forma imediata se o visitante tiver alterado, em função do uso de álcool ou outra substância, se este falar palavras consideradas “desrespeitosas”, que sejam uma afronta a educação e bons costumes ou praticar alguma conduta considerada como crime.

Cada preso terá direito a uma visita virtual por mês, sendo estas agendadas com antecedência pelas unidades prisionais, que terão os registros dos contatos dos familiares e as datas e horários deste contato no Siapen (Sistema Integrado de Administração do Sistema Penitenciário).

Cada unidade vai definir os dias de semana e horários mais adequados, em função das características de segurança, lotação e espaço físico para fazer estas chamadas. Cada preso vai receber a chamada de um visitante e esta terá duração de 10 minutos.

As visitas virtuais serão assistidas e fiscalizadas pelos agentes penitenciários, que vão levar em conta os critérios de segurança. Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), os equipamentos e tecnologia serão habilitados pelo núcleo de informática da Agência, tendo acesso a rede local e internet.

A cada fim de semana, em média 1,7 mil visitantes passam pelo complexo penitenciário de Campo Grande que engloba quatro presídios. No entanto elas foram suspensas devido a pandemia do coronavírus.

 

 

 

 

Fonte: Campo Grande News

Redondus