Nesta terça-feira (05), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) prendeu dois homens em Coxim, durante operação Piromania, desencadeada com apoio do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
E.S.S. e F.P.S. (nomes substituídos por iniciais a pedido das famílias), foram levados para a delegacia de Polícia Civil e depois encaminhados ao Estabelecimento Penal Masculino de Coxim. Conforme o Gaeco, ambos são suspeitos de integrar uma facção criminosa.
Ao todo, a polícia cumpriu 20 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão em quatro cidades. Além de Coxim, a operação também foi desencadeada em Campo Grande, Sidrolândia e Bela Vista.
Até o fechamento da reportagem, a operação já tinha prendido 13 pessoas, apreendido R$ 100 mil em espécie, mais de meia tonelada de maconha, cinco quilos de cocaína e cinco quilos de pasta base de cocaína.
Estão na mira integrantes da facção em todo Mato Grosso do Sul que ostentam riqueza queimando dinheiro. A “brincadeira” era registrada em fotos, durante festinhas do grupo. Segundo o Gaeco, o grupo se dedica a vários crimes, com a finalidade principal de traficar drogas. Entretanto, a polícia já identificou contrabando, descaminho, lavagem de dinheiro e porte ilegal de arma de fogo.