Vereadores de Camapuã aprovam novo piso salarial para agentes de saúde e de endemias

951
Vista aérea da Câmara Municipal de Camapuã. Foto: Hora News MS
Banner Câmara de Camapuã

 Os vereadores de Camapuã durante sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (25), aprovaram por unanimidade o aumento no piso salarial dos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e ACEs (Agentes de Combate as Endemias ). 

No âmbito nacional o projeto de lei que trata da elevação no valor do piso já foi sancionado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, após votação na Câmara e Senado federal. Agora com a aprovação na Câmara Municipal de Camapuã a prefeitura já pode pagar o novo valor as duas categorias citadas a partir do mês de Janeiro de 2021.

O Valor do piso de ambas as categorias que antes era de R$ 1.400.00 (Um Mil e Quatrocentos Reais) agora passa a vigorar em R$ 1.550.00 ( Um Mil Quinhentos e Cinquenta Reais) por profissional.

Com o aumento no salário base dos ACSs e ACEs o reajuste ultrapassou a casa dos 10% e é muito comemorado pelas duas classes no Brasil todo.

Ao que consta no portal da transparência da prefeitura de Camapuã, a prefeitura conta hoje no quadro de servidores com 30 agentes de saúde e 8 agentes de endemias.

Atribuições

O agente de saúde, é o profissional responsável por realizar atividades que previnam doenças e promovam a saúde das pessoas. Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o agente de combate a endemias é o profissional responsável por vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, aplicação de larvicidas e inseticidas.

 

 

 

 

 

Da Redação

Redondus