A Bamcam (Banda Municipal 30 de Setembro) de Camapuã fez história no domingo, 17, ao alcançar o primeiro lugar na categoria infanto-juvenil no Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, evento realizado em Glória de Dourados, numa promoção da Federação de Bandas e Fanfarras de MS em parceria com a Prefeitura do Município.
A banda representante do município de Camapuã fez uma viagem longa de aproximadamente 400 km e trouxe o troféu para casa, superando obstáculos como o cansaço.
Segundo o Maestro Cássio Plácido, a banda vem fazendo ensaios intensivos há pelo menos um ano e quatro meses e este título veio para coroar a dedicação de todos os integrantes da banda, bem como dos pais dos alunos que os apoiam incondicionalmente
A Banda 30 de Setembro é composta por 70 integrantes e tem recebido grande apoio por parte da Prefeitura de Camapuã, através do prefeito Manoel Nery e da secretária municipal de Educação, Selma Ramirez, que são apaixonados pela banda, como explica o maestro Cássio Plácido.
INVESTIMENTOS – A Banda de Camapuã tem recebido a permanente atenção da administração municipal. Agora está prevista a aquisição de dois Souzafones com valor de 37 mil reais cada, duas caixas de som dupladas e quatro clarinetes Yamaha, além de um timbal. Os equipamentos serão disponibilizados graças a convênio entre a deputada estadual Mara Caseiro e a Prefeitura de Camapuã que entrará com a devida contrapartida. A entrega está prevista para a semana das comemorações do aniversário de Camapuã.
INCENTIVO – Recentemente o prefeito Manoel Nery enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores estipulando que cada integrante da banda receberá um repasse em dinheiro a partir do ano que vem. Para fazer jus ao incentivo monetário, os alunos deverão ter boas notas na escola e responsabilidade e comprometimento com a banda. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade
Animado com a conquista do título estadual na categoria infanto-juvenil, o prefeito Manoel Nery afirmou que pretende trabalhar para construir uma sede própria para a Banda Municipal e criar uma lei para que os repasses não terminem após o término do seu mandato, bem como criar uma lei para que a banda municipal nunca seja extinta.